banner

CRIAÇÃO DE SITE: QUALIDADE E VENDAS

CRIAÇÃO DE SITE: QUALIDADE E VENDAS

criacao-de-sites-maringa

Um site funciona como uma vitrine e uma identidade da empresa na web. Portanto, ao se decidir pela criação de um site novo é muito importante notar que a qualidade deve ser priorizada sobre o custo.

Neste contexto é importante notar que a maioria dos brasileiros pesquisa na Internet antes de fazer uma compra ou contratação de serviço. E isso inclui até mesmo as aquisições offline! Assim, atualmente, pode-se dizer que um site de boa qualidade é essencial para a conversão de vendas de qualquer empresa.

Veja a seguir como é a criação de um site de qualidade e como ele pode ajudar a alavancar as suas vendas:

Qualidade dentro e fora

Antes de falarmos sobre a criação de um site de qualidade, vamos entender melhor sobre o termo qualidade. E, para isso, vamos analisar uma loja física.

Imagine que você tenha o seu espaço físico para a divulgação e venda de seus produtos e serviços. Como você faz isso com qualidade? Certamente, possui um local limpo, organizado, seguro, com produtos estrategicamente bem posicionados, um atendimento rápido e confortável, um ambiente agradável.

Ou seja, o seu cliente entra na sua loja e se sente à vontade. Mais do que isso, ele se sente com o desejo de adquirir o seu produto, pois se sentiu em um ambiente agradável e com um atendimento de qualidade.

Pensar a criação de um site de qualidade é a mesma coisa. Você precisa fazer com que este cliente, que irá acessar o seu site, sinta-se em um local agradável, seguro para fazer compras, e suprido em todas as suas necessidades diante da solução que o seu produto ou serviço pode oferecer a ele.

Percebeu como é possível fazer uma relação entre os dois ambientes: físico e digital? Ambos pretendem atrair os clientes e entregar o que estão buscando. Por isso, é fundamental ter um site de qualidade.

Ao criar um site de qualidade, você entrega experiência para o cliente, você o motiva a comprar, a querer saber mais sobre o que você oferece.

E, por falar em experiência, esse é um dos pilares na criação de um site de qualidade.

Um site de qualidade valoriza a experiência do usuário

A criação de um site de qualidade envolve diversos aspectos, mas todos devem levar em consideração a experiência do usuário.

Com certeza você já acessou um site esteticamente feio, lento, com insuficiência de informações e isso não foi agradável. A nossa primeira reação ao acessar um site assim é: Nossa, que site horrível!

Pois é, esta é a experiência que você NÃO deve entregar para o seu cliente.

A criação de um site de qualidade precisa abranger as seguintes características: utilidade, usabilidade e desejabilidade.

Tente investigar se as pessoas consideram o produto ou informação que você apresenta realmente relevante, se vai fazer alguma diferença na vida delas.

Depois, é preciso avaliar se o seu site é fácil de usar e se o seu cliente encontra o que busca nele. Por fim, é importante verificar se o site desperta interesse e desejo no usuário, um fator que está diretamente ligado à estética e layout do site.

Vamos desmembrar mais sobre os processos que envolvem a criação de um site de qualidade.

Antes de tudo, compromisso na criação de um site

Quando você pensar em criar um site, antes de propriamente fazê-lo, é necessário que você reflita sobre a importância que você vai dar para esta ferramenta no seu dia a dia.

Para ter site de alta qualidade, é preciso muito empenho e esforço. Seus visitantes e usuários vão exigir que seu site possua qualidade e bom conteúdo. Um site pode ser comparado a um animal de estimação, pense se você realmente quer um antes de começar, pois animais de estimação quando não são bem tratados, tendem a sofrer e morrer precocemente. Tenha compromisso em manter qualidade antes, durante e após a criação do seu site.

Então se você pensa na criação de um site, mas não terá tempo ou vontade para dedicar-se a ele, é melhor nem começar.

Layout e Desing na criação de um site de qualidade

A estrutura que será desenhada precisa ser atraente, com conteúdos persuasivos e que levem o visitante a ter uma ação em seu site.

O layout e o desing na criação do site são como a fachada da sua empresa e o seu interior: precisam ser atraentes, transmitir credibilidade e encantar, de certa forma.

Um site de qualidade, neste quesito, é um site limpo, que não cansa as vistas do usuário. Sabe quando você acessa um site cheio de cores e elementos gráficos e textuais e você se sente totalmente perdido? Pois é, evite este tipo de estrutura na criação do seu site.

Enfim, o site precisa ser agradável aos olhos, claro na disposição das informações, das imagens e marcante ao mesmo tempo. Por isso é importante contar com a experiência de uma equipe especializada neste tipo de trabalho.

Ao pensar nisso, é imprescindível pensar também, na hora de criar o site, nos elementos de atração do visitante, as chamadas Call to Action, que são botões que instigam o usuário a fazer determinada ação. Estas ações podem ser definidas como:

  • Solicitar orçamento
  • Comprar agora
  • Agende uma reunião
  • Solicite uma ligação
  • Cadastre-se grátis

É assim que você começa a construir sua rede de clientes interessados no seu serviço, adquirindo seus contatos para que possam ser usados, oportunamente, em outras estratégias de marketing. É assim que se casa um bom layout com oportunidades de vendas e deixa seu site com mais usabilidade.

Ah, e aqui não podemos deixar de falar da responsividade do seu site. Um site responsivo é aquele que se ajusta às telas de tabletes e smartphones. Isso é um requisito de usabilidade primordial, já que mais de 90% dos acessos se dão por meio dos dispositivos móveis.

Conteúdo relevante

De nada adianta você ter um site bonito e funcional se você não tem conteúdos relevantes para atrair mais pessoas a acessarem-no. O conteúdo é fundamental para a criação de um site de qualidade.

E para se ter um conteúdo interessante, capaz de chamar a atenção das pessoas, é preciso a dedicação que citamos no início deste post. É preciso dedicar-se à produção de qualidade, estudar o seu público, as preferências dele e então entregar a este público um conteúdo realmente útil.

Na criação de um site de qualidade, além das informações básicas e técnicas que todo site deve ter, como endereço, telefone e contatos, informações sobre produtos e serviços, é preciso ir além.

Criar um blog para compartilhar experiências, explicar o funcionamento de produtos ou a importância de um serviço é uma ótima ideia. Porém, fique atento ao conteúdo, que deve ser original. Procure também manter a regularidade das publicações, isso pode até tornar o seu site um canal de autoridade em determinado assunto e assim gerar cada vez mais visitas.

Conteúdo de qualidade aliado a um bom SEO

Você já sabe que 9 entre 10 brasileiros pesquisam na web antes de optar por um produto ou serviço. Mas o fato é que isso nos leva a uma questão crucial: é preciso ser encontrado. Neste contexto, vale notar que a maioria dos usuários não ultrapassa a primeira página de resultados na busca.

E mais que isso! Os sites que se posicionam primeiro na busca orgânica tendem a receber maior credibilidade. Por isso, estar bem posicionado nas buscas é duplamente importante. Mas como se faz isso? Com SEO!

O SEO compreende uma série de técnicas cujo objetivo é melhorar o posicionamento de um site nas buscas. Assim, aspectos como conteúdo bem elaborado e usabilidade são muito importantes. Mas a base de qualquer estratégia de SEO bem-sucedida está no código.

Portanto, investir em um site de qualidade é essencial para se posicionar bem no Google e, consequentemente, vender mais!

Navegação rápida

Existe algo mais frustrante que acessar um site e página demorar para carregar? Você quer acessar algum conteúdo e precisa ficar esperando por minutos uma página carregar! E minutos na internet valem muito!

Por isso, a velocidade da página e o tempo de carregamento são dois fatores cruciais na experiência do usuário. Um site de qualidade prioriza a navegação rápida, têm imagens otimizadas, evita recursos desnecessários e está apto a funcionar em vários browsers e dispositivos.

Como resultado, um site mais rápido não apenas tem um SEO melhor, mas os visitantes com certeza também ficarão mais felizes de navegar pela sua página.

Site mais seguro

Se a sua empresa vende pela internet é fundamental cuidar também da segurança no ambiente de compra.

O protocolo HTTPS está se tornando o novo padrão de segurança da internet. Os sites com esta ferramenta são mais confiáveis e seguros principalmente se lidam com informações importantes dos usuários como senhas e detalhes de pagamento.

Hoje em dia, com tantas fraudes no meio digital, é muito comum que as pessoas tenham receio ao optar por fazer algum tipo de transação na internet. Por isso, A adição do HTTPS para sites e lojas virtuais torna-se cada vez mais uma necessidade.

O HTTPS ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, na tradução literal, é um protocolo de segurança que informa aos visitantes que aquele site está protegido e, portanto, fazer compras, digitar senhas e outras informações pessoais dos clientes é algo totalmente seguro.

Avaliação e manutenção da qualidade

Um site nunca estará pronto definitivamente. Por isso é importante estar sempre avaliando-o, a fim de torná-lo cada vez mais atraente e competitivo.

Acompanhe os acessos, faça testes de compatibilidade, teste as funcionalidades, a experiência de leitura, o engajamento dos usuários, a velocidade, atualize-o constantemente. Esteja sempre atento ao que pode ser melhorado e o que pode ser mantido.

A avaliação e manutenção da qualidade deve ser um processo constante em seu site. Esteja sempre focado em produzir a melhor qualidade possível, a fim de que seu site fique destacado em relação aos seus concorrentes. Não espere os resultados imediamente nas primeiras semanas ou nos primeiros meses. Melhore seu conteúdo, sempre. Busque sempre garantia de qualidade e a melhor experiência para seu cliente.

Como você viu, a criação de um site de alta qualidade exige o comprometimento de uma equipe multidisciplinar, trabalhando de forma estruturada ao longo de várias fases. É por isso que um site de boa qualidade tende a ser mais oneroso. Contudo, este gasto deve ser encarado como um investimento, cujo retorno se dará em forma de conversão de vendas!

Quer criar um site exclusivo e altamente funcional para a sua empresa? Entre em contato conosco!

 

Fonte: Atom Digital

Posts Relacionados