banner

Como melhorar a experiência do usuário do seu site?

Como melhorar a experiência do usuário do seu site?

Você já parou para pensar se oferece a melhor experiência do usuário aos visitantes do seu site? Caso a resposta seja negativa algo muito importante pode estar impedindo que mais pessoas visitem o seu site. Em suma, o que você precisa fazer ao detectar esse problema é oferecer a melhor experiência do usuário. Isso será […]

Você já parou para pensar se oferece a melhor experiência do usuário aos visitantes do seu site? Caso a resposta seja negativa algo muito importante pode estar impedindo que mais pessoas visitem o seu site.

Em suma, o que você precisa fazer ao detectar esse problema é oferecer a melhor experiência do usuário. Isso será relevante tanto para a parte básica da busca orgânica quanto para obter classificação e também para obter mais aumento na otimização da taxa de conversão.

A Otimização da Experiência do Usuário (UX) é o processo real para melhorar a forma como os visitantes e potenciais clientes navegam no seu site. Ela deve projetar e planejar uma experiência e também deve criar um fluxo de navegação que os usuários possam seguir facilmente na plataforma.

Você já imaginou visitar um castelo gigante, uma floresta ou cadeia de montanhas sem um guia? Isso é basicamente do que se trata a navegabilidade do seu site. As pessoas precisam acessá-lo e entender para onde ir para encontrar exatamente aquilo que elas precisam. Com efeito, existem algumas estratégias simples que você pode implementar. Veja a seguir!

 

10 estratégias para otimizar a experiência do usuário do seu site 

 

  1. Conheça seu público-alvo

Uma das etapas essenciais para melhorar a UX do seu site é entender os problemas do usuário. Isso significa ser capaz de identificar e articular claramente os problemas na experiência do usuário para que você possa iniciar o processo de geração de ideias para resolver cada problema.

 

  1. Faça uma análise técnica do site

Analise a construção do front-end e back-end de seu site para entender as ineficiências na parte técnica do site, a eficácia dos metadados e a estratégia de conteúdo  implementada. 

Dessa forma, corrigir essas ineficiências pode melhorar a experiência do usuário, ajudando o site a carregar mais rápido, o que, por sua vez, permite que ele seja descoberto mais facilmente pelos mecanismos de pesquisa.

 

  1. Analise o comportamento da sua persona

Você pode analisar o comportamento do usuário por meio de mapas de calor, avaliações e funis de vendas para entender o lado contextual dos dados coletados na análise do site. 

Com essas informações, você pode determinar os padrões e a eficácia de páginas e elementos específicos do site. Essa abordagem é importante para você não ficar num eterno jogo de adivinhação sem saber qual é a decisão certa a tomar.

 

  1. Implemente técnicas ou melhore seu SEO

Os motores de busca são essencialmente capazes de observar algumas métricas para determinar os fatores de usabilidade e satisfação completa dos usuários com o site. 

Quando os fatores de usabilidade são piores do que os da concorrência, então seu site terá muita dificuldade para ter uma boa classificação no Google. Isso significa que todas as palavras-chave, conteúdo e links falharão porque o Google não destacará um site ruim nos resultados de pesquisa. 

 

  1. Mantenha-se fiel ao seu público-alvo

Em suma, essa é uma estratégia simples e fácil de seguir para otimizar a estratégia de UX. Tente dar ao seu público o que eles realmente querem e eles definitivamente não o abandonarão.

Os usuários ficam frustrados quando não encontram algo útil no que procuram. Se você deixar de fornecer as melhores informações relevantes ao seu público, ele não voltará ao seu site.

No entanto, se você estiver postando um conteúdo relevante, é óbvio que você obterá um melhor engajamento na página. E, como resultado, isso resultará em classificações de pesquisa mais altas. Além disso, fica muito claro que você obterá um CTR melhor.

Na maioria das vezes, todo proprietário de site comete um erro ao converter visitantes do site em clientes quando eles nem sabem o que seus clientes buscam.

Portanto, para isso, você deve começar a investigar a mente do seu usuário, com base nas informações que você tem sobre ele, para saber o que ele realmente deseja.

 

  1. Otimize a velocidade de carregamento do seu site 

Assim, como um layout poluído ou confuso, um site lento significa usuários frustrados que sairão de sua página, o que diminui sua classificação. 

As imagens também desempenham um papel crucial em um site envolvente, portanto, as imagens que você usa precisam ser otimizadas para velocidade com o melhor formato de arquivo. 

 

  1. Faça títulos com as principais palavras-chave 

Os mecanismos de pesquisa priorizarão a palavra-chave em sua tag de título. Se puder, comece seus títulos com a palavra-chave que você deseja classificar. 

Se você não puder fazer isso em seu título, faça o possível para implementar suas palavras-chave no início da hierarquia de sua página.

Todavia, isso não significa colocar um monte de palavras-chave aleatórias em sua página da web, pois não irá funcionar. Em vez disso, priorize a intenção de pesquisa e os títulos de alta qualidade. 

 

  1. Tenha um blog no seu site 

Se você tem um blog no seu site, criar conteúdo não é um problema pois você mantém as palavras-chave de pesquisa e pode fornecer informações valiosas ao seu público por meio de suas postagens. 

No entanto, se for um site de comércio eletrônico, isso pode ser um pouco mais complicado, mas não faz do blog indispensável. Implementar a estratégia de criação de um blog para tirar dúvidas sobre produtos ou informar sobre serviços certamente vale o esforço. 

 

  1. Certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis 

Todos nós já encontramos um site que não estava otimizado para o celular e saímos rapidamente porque o problema de usabilidade não valia a pena. Desse modo, o Google aprendeu a priorizar sites otimizados para desktop e dispositivos móveis ao fornecer resultados, portanto, sua versão móvel tem o mesmo peso. 

 

  1. Link Building

Uma boa estratégia de link building ajudará a manter os usuários em sua página, enquanto estabelece uma hierarquia de informações. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo do seu site e, ao mesmo tempo, melhorar sua classificação. 

Portanto, vincular uma página a outra, ou seja, uma nova postagem de blog com links/referências a um tópico relevante mais antigo em seu site é uma ótima maneira de otimizar as páginas que já estão no topo da classificação e, ao mesmo tempo, impulsionar sua nova postagem. 

 

Posts Relacionados