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5 DICAS PRÁTICAS PARA DIVULGAR SEU SITE

5 DICAS PRÁTICAS PARA DIVULGAR SEU SITE

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Divulgar seu site e postar conteúdo de qualidade são dois itens básicos para qualquer negócio atualmente. De tão essenciais já são atividades que todas as empresas modernas executam, entretanto, sabendo de sua importância. Porém, nada disso terá efeito sem uma boa divulgação: é preciso ir além do básico para se destacar em meio à crescente […]

Divulgar seu site e postar conteúdo de qualidade são dois itens básicos para qualquer negócio atualmente. De tão essenciais já são atividades que todas as empresas modernas executam, entretanto, sabendo de sua importância.

Porém, nada disso terá efeito sem uma boa divulgação: é preciso ir além do básico para se destacar em meio à crescente concorrência do ambiente virtual.

Ou seja, de nada adianta ter um site se ele não é acessado por quase ninguém.

O grande desafio para todo mundo que cria um site é: trazer tráfego para ele. É só assim que você fará mais vendas, terá novos leitores ou aumentará sua base de clientes.

Existem diversas formas para divulgar o seu site, desde as estratégias pagas até as formas gratuitas e tão eficazes quanto de divulgação.

Então se você está cansado de não conseguir acessos para o seu site e quer saber como divulgá-lo da melhor maneira, continue na leitura deste artigo, pois separamos algumas dicas práticas que podem ajudar o seu site a alcançar o público-alvo de maneira eficiente.

A importância da divulgação do site

Desde antes do “boom” da internet, a divulgação sempre foi a alma de um negócio. Conforme dito no início do post, criar um site e publicar conteúdos não é mais suficiente para atingir o público esperado.

Você precisa ir além do básico e manter o seu site com qualidade o tempo todo e em várias frentes de atuação.

Ainda que consiga alcançar um pequeno público, é importante ter em mente que a divulgação do seu site pode atingir pessoas que vão além do seu público-alvo. E o que isso significa? Significa uma oportunidade para conquistar novos consumidores.

Mais do que chegar ao seu público, é fundamental que a sua marca seja vista pelos chamados “clientes em potencial”, que são aquelas pessoas em fase de descoberta, que estão em busca de determinada solução (solução esta que o seu negócio oferece), mas que ainda não têm uma marca/empresa específica em mente.

Além disso, a divulgação do seu site é importante para agregar credibilidade e valor ao seu negócio, aspectos que farão toda a diferença com a concorrência.

A seguir, confira dicas práticas para divulgar seu site:

Mídias sociais

Não importa qual é o seu público-alvo, as redes sociais sempre são uma ótima ferramenta de divulgação. Basta saber quais as redes mais acessadas pelo seu público e qual a melhor linguagem para alcançar esses leads. Em qualquer rede social, é importante observar os seguintes fatores para ter uma divulgação bem-sucedida:

– Seja presente. Poste conteúdo com frequência, assim o público cria o hábito de acompanhar o seu site.

– Incentive o engajamento. Faça postagens com perguntas e dê atenção aos comentários. Isso permite criar um canal de comunicação entre marca e cliente.

– Aposte no uso de imagens. Tanto vídeos quanto fotografias, sempre geram mais atenção ao conteúdo postado e elevam as chances de leitura.

Além disso, invista em mídia patrocinada nas redes sociais. Impulsionar uma publicação pode atrair mais pessoas para o seu site, que, certamente, não descobririam o seu conteúdo se não fosse pelo anúncio.

Os anúncios nas redes sociais podem ajudá-lo a atingir pessoas de várias formas: seja em um local específico, amigos de seus fãs atuais, pessoas que gostam de outras páginas, entre outras opções, que você consegue definir na própria rede.

Otimize o conteúdo para divulgar seu site

Cada conteúdo postado no seu site pode ser produzido de forma a otimizar o seu alcance. Para isso, comece pensando nas técnicas de SEO, isso permite que o seu site fique bem posicionado nas ferramentas de busca e que todo o conteúdo seja encontrado mais facilmente pelo público.

Além disso, aposte no uso das CTAs, chamando o leitor para alguma ação, que pode ser curtir as redes sociais, se inscrever para a lista de e-mail marketing, etc.

Esse tipo de tráfego encaixa-se no tráfego orgânico, que vamos falar logo à frente neste post.

As técnicas de SEO, são, de longe, a maneira mais eficaz de divulgar o seu site. É por meio delas que você vai conseguir atrair mais e mais pessoas para conhecer o seu negócio. Mas essa técnica é composta de uma série de detalhes que, juntos, oferecem o resultado final.

 

Pense na identidade visual do seu site

Antes de começarmos a detalhar um pouco mais sobre como você pode usar o SEO para divulgar o seu site, é importante lembrar que lá no momento de criação do site, um outro detalhe faz total diferença no conjunto: a identidade visual do seu site.

Isso mesmo: pense na estética do seu site, uma identidade visual bem construída lá na frente, quando as pessoas começarem a chegar ao seu site, será também mais um dos responsáveis para elevar a experiência do cliente na sua página, item essencial para fidelizá-lo.

De nada adianta você gastar energia divulgando da forma mais eficaz possível o seu site, mas quando a pessoa o acessa encontra uma página feia e nada atraente. Pense nisso antes de começar a divulgar o seu site!

Importância do SEO para divulgar seu site

O SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o seu ranqueamento no Google e, consequentemente, atrair mais visitas para o seu site. É uma forma poderosíssima e gratuita de divulgação.

Um bom posicionamento nos principais buscadores é um diferencial poderoso na captação de clientes.

Para saber como usar o SEO em seu blog produzindo conteúdos que vão, com certeza, ranquear as melhores posições no Google, leia este artigo que produzimos sobre as melhores práticas de SEO para blog.

E-mail marketing

Após atrair a atenção do leitor para o seu site, é preciso manter esse interesse. Para isso, vale a pena criar uma lista de e-mails e enviar mensagens sempre que tiver alguma novidade. Dessa forma, o leitor não se esquece de acompanhar o seu site e fica atualizado sempre.

Impulsionamento pago

Para ampliar o alcance do seu site, você pode investir no impulsionamento pago tanto no Google quanto nas redes sociais. Dessa forma, as postagens alcançarão um maior número de pessoas.

Esse impulsionamento apresenta um ótimo custo-benefício, pois permite selecionar o público-alvo e determinar todos os detalhes da divulgação. Assim, você pode escolher com quem falar e como transmitir a mensagem desejada, opções que não são acessíveis com a propaganda tradicional, por exemplo.

Google Ads

Google Ads é o serviço de publicidade online do Google que permite a criação de campanhas e a exibição de links patrocinados em forma de anúncios. A ferramenta funciona a partir da pesquisa de palavras-chave e exibe o seu link juntamente com uma pequena caixa que traz o termo “Anúncio”, identificando se tratar de uma publicidade.

A cobrança dos anúncios é feita no sistema de CPC (Custo Por Clique), o que significa que o anunciante não é cobrado apenas pela exibição do anúncio. Na prática, o investidor só paga em caso de interação do visitante com a página do seu negócio, ou seja, quando tiver clique no anúncio.

Esta é uma forma bastante direta e simples de divulgar o seu site, porém é paga.

Backlinks: consiga links de outros sites para divulgar seu site

Um site novo obviamente não tem tanta audiência e é por isso que estamos falando aqui sobre as possibilidades de divulgação de um site.

Uma delas é a estratégia de backlinks, ou seja, links de outros sites, já bem estabelecidos, que direcionam para o seu.

Mas como conseguir essa divulgação para o seu site?

Você tentar fazer parcerias com sites do mesmo nicho que o seu, escrevendo conteúdo para eles e, dentro desses conteúdos, inserindo links que direcionam para o seu site.

Ao incluir um link de um post do seu blog ou site em um conteúdo de um parceiro pode fazer com que você ganhe novos visitantes de uma fonte que talvez possua mais tráfego do que o seu blog ou site atual.

Gaste tempo construindo um relacionamento com outros sites. Ao aceitarem publicar suas postagens de convidado, você se posiciona como uma autoridade.

Referência oficial do Google Sobre Backlinks.

 

Cadastre-se no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que pode ajudar na divulgação do seu site.

Se você tem um negócio local, um estabelecimento, não pode deixar de usá-lo. Para cadastrar é bastante simples, basta acessar a página e inserir os dados solicitados. Você receberá um código de confirmação e a partir daí já estará validado para alimentar a sua página no Google Meu Negócio.

Todas as vezes que uma pessoa fizer uma pesquisa que tem a ver com seu negócio, a sua página poderá aparecer com todas as informações de contato, fotos, comentários e avaliações, as quais você pode sempre manter atualizado.

Interessante também que o Meu Negócio envia, periodicamente, um relatório sobre quantas pessoas acessaram o seu site ao longo de um período, ou seja, quais as palavras mais pesquisadas e uma série de outras informações que vão te ajudar a cada vez mais melhorar a sua produção de conteúdo e os aspectos do seu site.

Conteúdo interessante e relevante para divulgar seu site

Ao publicar conteúdo de interesse para o seu público-alvo no site, a divulgação ocorre naturalmente. Afinal, um leitor satisfeito com o conteúdo acessado fará questão de retornar ao site com frequência e de indicar a leitura para amigos e familiares. Por isso, tenha sempre como prioridade a qualidade de cada postagem realizada em seu site. 

Cadastre-se em marketplaces

Também é possível divulgar o seu site através dos marketplaces e ficar mais próximo de seus clientes.

Se você possui uma loja virtual, outra maneira de aumentar sua exposição,  é participando de sites de compras coletivas, onde você pode oferecer descontos. Sites de cashback ou de cupons de descontos também são uma boa alternativa para adquirir novos clientes no seu e-commerce.

Compartilhe o seu conteúdo para divulgar  seu site

Pode parecer algo óbvio demais, mas muitas pessoas ainda não o fazem. Compartilhar aquilo que você publica em seu site é uma ótima forma de divulgá-lo.

Sempre que publicar um artigo no seu blog, por exemplo, compartilhe-o em suas redes sociais e até mesmo pelo whatsapp. O compartilhamento é a base da viralização e um post de qualidade compartilhado é porta de entrada para novas pessoas.

Analise o comportamento dos seus concorrentes

Dentro do seu nicho, certamente, existe outro site ou outros sites, sobretudo, com mais relevância e presença que você.

Analise o que esses sites fazem para se tornarem cada vez mais conhecidos. Veja como são produzidos os seus conteúdos, com qual frequência, quais os assuntos que eles mais abordam, como compartilham em suas redes sociais, que tipo de conteúdo costumam impulsionar e por aí vai.

Esses sites já adquiriam a audiência que você ainda está buscando, então podem, sim, ser referência para as suas estratégias.

Exercite o seu feeling para divulgar seu site

Nem só de técnicas vive o homem que quer divulgar o seu site. Rsrs

Fique antenado também às tendências digitais, aos conteúdos e assuntos em alta e use-os a seu favor.

Se tem algo sendo bastante comentado nas redes sociais, com blogueiros ou na TV, e se tiver a ver com o seu negócio, por que não produzir um conteúdo a respeito?

Imagine que você tem uma loja de roupas e uma das personagens de uma novela usa, exatamente, um modelo que está super em alta e que você tem disponível na sua loja. Escreva sobre isso, faça um post patrocinado.

Esses assuntos comentados sempre geram muitas pesquisas. São pessoas que assistem e querem saber mais, ou que viram algum digital influencer comentado, por exemplo. Em uma dessa, o seu site pode aparecer logo de cara durante a pesquisa.

Fique atento!

Monitore os resultados 

Depois de executar todas essas possíveis chances de divulgar o seu site, é imprescindível que você tenha o acompanhamento do resultado dessas ações.

Não adianta simplesmente fazer tudo isso e deixar solto, sem saber o que realmente funciona para o seu site ou não.

Divulgar um site requer esforço, frequência e acompanhamento. Você precisa saber onde está indo bem e onde pode ser melhorado para que a sua divulgação fique cada vez mais assertiva.

Uma maneira bastante simples de identificar isso é fazendo testes A/B.

Os testes A/B permitem que você compare duas versões do mesmo elemento para então analisar qual deles pode gerar o resultado que você busca.

Você pode usá-los nos tipos das suas postagens nas redes sociais, por exemplo, mudando elementos e formatos para ver qual gera maior engajamento, pode usá-lo no próprio site em formulários de cadastro para identificar aquele que mais conseguiu captar leads para fazer cadastro, e até mesmo mudando o layout dos seus posts para ver qual se torna mais atraente para o seu público.

Ferramentas como Google Analytics e a Calculadora de Teste A/B do Resultados Digitais podem ser meios gratuitos em que você pode realizar essas importantes avaliações.

Tráfegos da Internet: Conheça os 5 tipos

Provavelmente você não sabia que a internet conta com 5 tipos de tráfego, não é mesmo? No entanto, fala-se muito sobre o tráfego orgânico e pago, que são as modalidades mais relevantes para os negócios.

No entanto, embora os outros três tipos de tráfego sejam poucos discutidos e divulgados, é importante conhecê-los, para que se tenha maior compreensão dos recursos e eles sejam utilizados em prol da sua página, aprimorando seus resultados.

São eles:

    • 1. Tráfego orgânico:

      Tipo de tráfego que faz uso de técnicas de SEO e materiais relevantes, ou seja, visando o ranqueamento (posicionamento) nas primeiras páginas dos sites buscadores, como o Google, para que os usuários encontrem a sua página por meio deles, sem dificuldades.

    • 2. Tráfego pago:

      Tráfego composto por promoções pagas que visam atrair um número maior de visitas. Entre os links patrocinados estão o Google Adwords e Facebook Ads, por exemplo.

    • 3. Tráfego direto:

      Modalidade composta por usuários que acessam seu site de forma direta, ou seja, sem precisar de qualquer indicação ou influência de anúncios e publicações orgânicas. Neste caso, o que leva o usuário a acessar seu site é a imagem da sua marca, a sua credibilidade.

    • 4. Tráfego de referência:

      Trata-se dos novos usuários que descobrem o seu site por meio de uma indicação, ou seja, normalmente um amigo que já consome os conteúdos da sua página ou por um site que ele costuma acessar.

    • 5. Tráfego social:

      Tráfego derivado das mídias sociais. É quando o usuário faz uso de canais como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, por exemplo, e por meio deles atrai novos visitantes para o seu site.

Agora você já sabe quais são as melhores práticas que vão ajudar o seu site a atrair cada vez mais leitores, contudo, além de fidelizar aquelas pessoas que já costumam acompanhar o conteúdo compartilhado.

Só não se esqueça de que o resultado é gradativo e requer paciência. Portanto, não desanime se os números inicialmente não forem satisfatórios.

Aliás, fique sempre atento às mudanças no ambiente digital, aos números e resultados. Ou seja, são eles que o ajudarão na hora de escolher a melhor maneira para divulgar o seu site, aquela que o seu público se sentirá mais atraído.

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Fonte: Atom Digital

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